20 de jun. de 2009

Homenagem ao Brasil... para os Brasileiros!

Todas estes experiências, tão ricas e tão diferentes, ajudam-me a ter uma maior abertura uma maior á vontade na criação e na apresentação de novas propostas, de novos projetos relacionados com a minha área profissional, á parte da importância que têm a nível curricular.

Fiz de tudo um pouco, tendo sempre como grande preocupação interagir o mais possível com a sociedade onde estou, com o povo destas terras, seus produtos, seus costumes... Sempre numa perspectiva de aprender com esta gente e sentir-me afortunada por conhecer o seu lado humano, de tanta hospitalidade e que tem tanto para nos oferecer.

Fui muito bem recebida, graças á recepção do Prof. Eugenio e ao acolhimento que recebi dos colegas do núcleo, o que facilitou bastante a minha integração... Ao fim de uma ou duas semanas sentia-me como se fosse daqui. Habituada a viver num país estrangeiro, aqui e pelo fato de a língua ser a mesma, eu não me sentia num outro país... A sensação era a de que apenas vivia numa cidade diferente de Lisboa e de Vila Viçosa.

O povo Brasileiro, pelo menos as pessoas que tive a oportunidade e a benção de conhecer, são pessoas muito boas, muito prestáveis, acolhedoras, receptivas, simpáticas, são engenhosos, criativos, divertidos... Têm muito para nos dar, necessitamos aprender com vocês!!!

Não percam essa ingenuidade, essa sinceridade, as vossas crenças! É importante mantermos as tradições e a cultura dos nossos países, adaptando-nos á vida moderna, aos novos hábitos e costumes, mas mantendo as nossas origens, isso é inteligência!!!

Eu, e a nível mais pessoal, precisava desta distância... Que me deu uma aproximação comigo mesma. Nada surge por acaso, e este experiência no vosso país, na vossa cidade e com vocês deu-me de novo forças, ajudou-me a encontrar o sentido para o que procurava para a minha vida... fui muito importante!

Obrigada pelas oportunidades que me deram!!! J

Concerto de Mart'nália

as fotos virão depois :)...
muita dança... Muito bom e na melhor companhia!!!

16 de jun. de 2009

Um Sonho vivido em São Paulo...

Por muito que eu tivesse imaginado, sonhado ou planeado esta viagem... nunca teria sido igual! É inacreditável como conheci estas magnificas pessoas que me passeram por aquela que é a 2ª maior cidade do mundo!!!

Como sempre... eu ía para São Paulo, de ônibus, sem ter nada marcado, sem hotel, sozinha e com um mochila ás costas.

Isa: - Estás louca Susana??? Para São Paulo e para o Rio de Janeiro, não se pode viajar assim. o que é que vais fazer quando chegares á estação de ônibus, o metro é enorme, há muita gente, vais-te perder... é perigoso!

ahh que sorte tive!!!!
Porque de imediato e na propria noite da minha partida, ela telefonou para um casal amigo, perguntando se me podiam receber. Foi incrivel como em 12h o Cosmos e a Ruth, me receberam em sua casa, e me organizaram toda a estadia.
Na 5ª feira (dia da chegada...) fiz o passeio:
"Conheça São Paulo em 3horas", Guia Turistico: Marcelo Cosmos.
de carro... percorremos os bairros mais conhecidos, as ruas mais famosas e os Museus emblemáticos... passamos pelo centro histórico e tiramos as fotos correspondentes!
- Bairro da Felicidade (Bairro Japonês)
- Avda. Paulista
- Memorial da Ámérica Latina (Oscar Niemeyer)
- Museu Arte São Paulo MASP
- Estádio de Futebol do Pacaembu
- Jardim de Ibirapuera




Da parte da tarde, fomos visitar a Casa Cor... uma pouco mais do mesmo, o mesmo tipo de ambientes que vemos aí, apenas com a introdução e a mistura de algumas peças de artesanato, misturada com o ecletismo do design. Ambientes muito escuros, exuberantes, brilhantes e carregados... demasiado ostentosos e pouco funcionais!
No final do dia, e para jantar, ainda houve tempo para me levarem a uma festa de aniversário de uma irmã do Cosmo, realmente eu sentia-me como se fosse da familia também... receberam-me de braços abertos como se eu estivesse a viver uma vida que não era a minha :) Muito Simpáticos!!!

Na 6ªfeira, fiz outro passeio:
"São Paulo, cultural!", Guias turisticos: Paula Cosmo e Ivan
Na verdade, foi dia de Museus, da Estação da Luz, da história da cidade, como nasceu, como surgui. Fomos ao Itapú Cultural, ao Mercado, á rua do comércio - a famosa 25 de Março, repleta de gente. Provei o biscoito de polvilho, o famoso pastel de bacalhau, as bananinhas com açucar... eu sei lá, tudo era novidade! foi optimo conversar com a Paula que é designer, sobre São Paulo, sua evolução e tendências.


Á noite era dia dos namorados... lá fomos todos para o teatro, com o Cosmos a Ruth ver a peça "Noviça Rebelde" que em Português de Portugal se chama "Musica no coração", por isso não associava eu este nome a nada!!! enfim... foi lindo... fiquei a cantar a musica do espectaculo durante os 3 dias seguintes, encantada e apaixonada!
No sábado, mais um passeio:
"São Paulo em bicicleta!!!", Guias Turísticos: Regina e Guilio Falco
Foi liiiiindo!!! Adorei passear por São Paulo em bicicleta... morria de vontade de andar de bicicleta, porque desde que cheguei ao Brasil não tinha tocado em nenhuma. Poder desfrutar desta metropole pedalando foi uma experiência unica! Eu andava como uma criança quando lhe dão um chocolate... não me doia nada, não me custou subir nem descer os morros, não tinha fome nem sede nem nada... só queria conhecer!

Passamos pelo centro histórico, por pontes pedestres, pelo teatro municipal, pelo Patio do Colegio, pela avda. Paulista, pela Faria Lima... tomamos um suco de limão com gengibre no Octavio Café e regressamos a casa. Ao todo foram 30Km... nem foi tanto, mas deu para descontrair e ver a cidade desde outro ponto de vista.

Daí fomos pra uma feijoada, em casa de uns amigos... eu lá fui também! :)

Novamente... pessoas encantadoras, simpáticas, acolhedoras...
Á noite fui de novo ao teatro, ver a Bela e o Monstro :)
Belinha e João... lembrei-me de vocês! Adorei a produção e a realização da obra... muito bem conseguida, uns cenários impecáveis... e apesar do cansaço, consegui aguentar sem fechar os olhos! eheh

No Domingo (dia do regresso),
Ainda nos deu tempo para ir visitar a Cidade das Artes do Embú.
Onde fazem um mercado de peças de artesanato, tipicas e tradicionais daquela região.. estava lindo! e depois fomos almoçar com a filha mais nova do Cosmos e da Ruth, a Patricia, nunca lugar também muito bonito.


Numa perspectiva diferente, e acompanhada por pessoas e meios de transporte diversos, tive uma visão de 3 São Paulo's... Incrivel e Maravilhoso!!! Obrigada familia Falco!!!
Beijinhos e até qualquer dia!

Morada Casa Show - Conferencia, Palestrante!

em Jaraguá do Sul
http://moradacasashow.com.br/index.htm

Revesa 10 - nadando se chega longe!

eheheh ficamos em 10º lugar!!! eu achei maravilhoso!!!



A ilha é linda, de construção colonial, com umas vistas magnificas sobre a ilha de Santa Catarina e sobre o continente... e, fez um dia liiindo, apesar do frio que já faz nesta altura do ano por aqui, tivemos muita sorte! Havia sol e... com um pouco de crença, podíamos sentir até calor :)

A prova consistia em nadar 1300m que corresponde a uma volta completa á Ilha de Anhatomirim nadando um por um, fazendo relevo através de uma pulseirnha ao companheiro seguinte, até nadarmos os 10...

A nossa equipa foi a melhor em espirito humano, esforço, dedicação e apoio! Eram todos muito amáveis, super simpáticos e com um treinador incrivel - Obrigada Ricardo, pelo convite, pela confiança e pelos treinos!!!

Cada um que saía para nadar, íamos todos a correr pela ilha acompanhando o nadador dando dicas e conselhos, contando o tempo e dando apoio.... :) Todos gritavam pela Portuguesa, que deu até uma entrevista para a organização :) eheh
Eu saí em 8º e, apesar de me ter levantado ás 5h da manhã, para apanhar o taxi, depois o onibus e depois o barco... estava óptima! Quando começou a prova estava anciosa, e quando comecei a nadar... estava FELIZ!!! Senti-me muito bem durante a prova e pensava em fazer o melhor... fiz o que pude!!!


Tiramos imensas fotos juntos e divertimos-nos imenso, isso foi o mais importante!

Ficou a vontade de participar em mais eventos destes, em não parar de treinar NUNCA... o desporto e esta energia fazem parte da minha vida!!! fiquem com as imagens... contagiem-se por esta alegria e comecem a treinar também :) beijos...

2 de jun. de 2009

Curitiba... sem sol, com muito frio mas muito encanto!













Trilha dos Naufragados. A praia mais a Sul da ilha.

Para chegar a este paraíso a unica alternativa é mesmo apanhar o onibus até Rio Tavares, apanhar outro até Caeira da Barra do Sul e uma vez que termina a estrada, temos que seguir por uma trilha de 1hora, caminhando.












Mientras tanto tomamos un zumo en el bar... es sorpreendente:
Miren los detalles, el aspecto del bar... y la musiquita!!!














Com pedras e pedragulhos, a paisagem e os animaizinhos vão-nos distraindo!
Nem mesmo com repelente nos largam, Grudam mesmo! mas toma lá!!!












Quedas de água, lagos e muita vegetação aparecem como obstáculo, mas nem por isso deixamos de caminh0. e... entre umas e outras, 2 onibus + a caminhada, tardamos 3horas só para chegar á praia dos Naufragados :) mas vale bem a pena...















ti xau... até breve!
su:)

20 de mai. de 2009

One Caipirinha more???

ahah começou por ser uma noite igual a tantas outras... um final de tarde... tranquilo... seis da tarde... mas havia que festejar!!!!










Uma caipirinha, por favor!
temos que celebrar a minha entrada no doutoramento, agora é oficial, o meu programa de investigação foi aprovado pela Universidad Politecnica de Valencia!!!

uma caipirinha... depois veio a segunda... a terceira... entramos na noite e continuamos a beber... pouco a pouco e sem dar-nos conta!!! :) foi lindo! espectacular! Obrigada, Irene e Isa!




ahhh, por favor.... não aguento mais, já doi o maxilar!!!!


















O copo estará torto???




















ohhhh Irene, ohhh Irene... vai buscar o kerosene para acender fugareiro!!! ahahah


"Azeite Galo, a cantar desde 1919!"
também canta deste lado!

















"em quantas vamos? "













ahah porque si....porque no??












"para casa... ein?!"

16 de mai. de 2009

Religião Umbanda, na noite do Preto Velho!

Numa noite especial para a religião do Umbanda – 13 de Maio, data em que se celebra a abolição da escravatura em todo o Brasil – a religião do Preto Velho faz uma festa! Fomos convidadas a assistir, através de um professor da Universidade que é o Pai Santo deste terreiro que está em Florianópolis na parte continental.

Era uma cerimônia diferente da habitual, ambiente de festa para os seguidores desta religião que acreditam na ‘encarnação’ dos santos, fizeram o seu ritual todos vestidos de branco, com cantares e batuques de influência Africana.

Em conversa com o Pai Santo fiquei, a saber, que esta religião é a primeira e a única de origens puramente Brasileiras, apesar da sua forte influência Africana. Criada pelos escravos que vieram de África, estes se juntavam na tentativa de chamar os santos para ajudá-los nos seus problemas diários.

Para quem está de fora... As músicas são lindas, cheias de ritmo, de alegria, dá vontade de dançar! Os crentes, todos vestidos de branco, começam a oração pedindo paz, amor... Começam por se cumprimentar todos, um a um, com uma saudação peculiar... Depois começam a cantar e a dançar, rodopiando, dando voltas no mesmo local... Até que o Pai Santo recebe o primeiro santo. Este passa a mensagem aos crentes que estão no ritual e estes pouco a pouco vão recebendo a encarnação do mesmo santo.

O ambiente torna-se diferente... Muito pesado, muito calor pela energia que emana de toda aquela gente que grita que se atira para o chão, que geme que chora que dança... É muito emocionante para quem faz a reza, mas também para quem assiste.

Ficamos todos benzidos pelo incenso de alecrim com alfazema que circula pela sala e um por um, incluindo os assistentes, recebem o fumo com as mãos e levam-no para a cara, e para a cabeça.


Fizemos poucas fotos... Por respeito, para não interromper nem perturbar, mas algumas talvez consiga subir.

A celebração terminou com uma feijoada que foi distribuída por todos... E com a reza de um Pai Nosso e uma Ave Maria.

Foi uma experiência única. Difícil de explicar, mas que mexe com as emoções de quem assiste, sobretudo por ver a fé que as pessoas têm e até que ponto chega esta devoção pelos santos.

Eu saí calada... pensativa...
Su

Guarda do Embaú... de donde viniste tú?

Que bueno... que pueblo más bonito!!!
Ir a Guarda do Embaú no estaba en mis planes, porque no había oído hablar de él, porque no sabía simplemente que tal belleza pudiera existir.

Es una playa de pescadores que está aislada del pueblo por un río. Se accede a la playa a través de los pescadores que nos transportan en una pequeña barca, pero con un palo van arrastrando la barca por el rio… Tipo las góndolas de Venecia, pero envueltos en una paisaje natural único…

Me invitarán a conocerla porque el grupo al lado del nuestro, en la Universidad, está desarrollando con unas pequeñas comunidades de ese local trabajos de sustentabilidad. El proyecto es tan interesante que acepté la invitación, y que bien que hice, porque si puedo volveré!

Salimos de la Universidad el miércoles por la tarde… después de la natación me metí en el coche comiendo un açaí y de camino me explicaran con mayor detalle lo que íbamos a ver y que proyecto estaban haciendo.

Fuimos al Armazém Cumbatá, que es una casita, con un jardín, donde se puede tomar tranquilamente un café, comer un pastelito, pero también comprar artesanías de la gente que vive allí. La dueña es la señora Dani… una mujer encantadora, que se denomina en el proyecto como “Empreendora Social”, promueve y busca un retorno financiero para los trabajos de las pequeñas comunidades creativas que existen en la zona pero sin ‘estropear’ o interferir en ellas. No hay la idea de producir en gran escala pero si que hay una valoración de sus trabajos.

RUTITA:
"tenho que falar melhor contigo de esta idea, porque é TUA!!! Só me lembrava de ti! ;)"

El proyecto es internacional, está inclusive Ezio Manzini trabajando en esta metodología. La calidad de los trabajos es sorprendente y la creatividad deja a muchos de nosotros, que trabajamos en esta área, que tenemos estudios, formación y conocimientos, de boca abierta, impresionados con los resultados. Cuando tengan un Blog, porque están trabajando en eso, lo publicaré!

Os dejo con algunas fotos del local paradisiaco, y algunas webs de referencia ;).




Eheh beijinhos a todos
Su:) na Guarda do Emabú.