Fiz de tudo um pouco, tendo sempre como grande preocupação interagir o mais possível com a sociedade onde estou, com o povo destas terras, seus produtos, seus costumes... Sempre numa perspectiva de aprender com esta gente e sentir-me afortunada por conhecer o seu lado humano, de tanta hospitalidade e que tem tanto para nos oferecer.
Fui muito bem recebida, graças á recepção do Prof. Eugenio e ao acolhimento que recebi dos colegas do núcleo, o que facilitou bastante a minha integração... Ao fim de uma ou duas semanas sentia-me como se fosse daqui. Habituada a viver num país estrangeiro, aqui e pelo fato de a língua ser a mesma, eu não me sentia num outro país... A sensação era a de que apenas vivia numa cidade diferente de Lisboa e de Vila Viçosa.
O povo Brasileiro, pelo menos as pessoas que tive a oportunidade e a benção de conhecer, são pessoas muito boas, muito prestáveis, acolhedoras, receptivas, simpáticas, são engenhosos, criativos, divertidos... Têm muito para nos dar, necessitamos aprender com vocês!!!
Não percam essa ingenuidade, essa sinceridade, as vossas crenças! É importante mantermos as tradições e a cultura dos nossos países, adaptando-nos á vida moderna, aos novos hábitos e costumes, mas mantendo as nossas origens, isso é inteligência!!!
Eu, e a nível mais pessoal, precisava desta distância... Que me deu uma aproximação comigo mesma. Nada surge por acaso, e este experiência no vosso país, na vossa cidade e com vocês deu-me de novo forças, ajudou-me a encontrar o sentido para o que procurava para a minha vida... fui muito importante!
Obrigada pelas oportunidades que me deram!!! J
2 comentários:
Maninha,que bom!!:)) fico muito feliz ao ler as tuas palavras, ao ver essas imagens de alegria contagiante, ao ouvir esse samba..:)) Está na hora de voltar! Com td o que trazes ctg.. Nós ca te esperamos cheios de saudades..:) mts beijinhos, Filipa
Obrigada a você, Susana linda e guerreira, pela oportunidade de convivência e aprendizado. Além da saudade, fica uma grande amizade. ;o)
Beijo, beijo e muito sucesso em tudo que escolheres para ti. Com carinho, Isa.
Postar um comentário