21 de abr. de 2009

a Susana nas cataratas... Iguaçuuuuuuuu

Safari Macuca - baptismo
Vir ao sul do Brasil sem conhecer as cataratas do Iguaçu está, completamente, fora de questão meus amigos! é IMPRESSIONANTE!!!!
Foi a primeira viagem de turismo que fiz por aqui, e, espero que as próximas sejam tão interessantes como esta... nem sei muito bem como vos posso transmitir esta emoção!

Tudo começou no ônibus para a faculdade á umas semanas atrás... Conheci uma portuguesa, que está aqui na Lagoa de Erasmus e disse-me que ía neste fim-de-semana, aproveitando uns feriados, ao Iguaçu com mais uns portugueses que conheceu aqui... uahuhh pensei eu:
- " também quero ir! aproveito a viagem e vou com vocês!!!
- ok! Mas são 14 horas de autocarro, vamos pela noite e dormimos durante a viagem.
- não tem qualquer problema, eu quero ir!"

e assim foi, comprei os bilhetes... e entrei na onda de preparar a conferencia.. não soube de nada mais nem de reservas de hotel, nem quem ia... Encontrei-me na sexta feira com todo o grupo, dentro do autocarro que nos ia levar durante a noite até à Foz do Iguaçu.

Chegamos ás 8h da manhã... arranjei quarto no mesmo hostal que os Portugueses que vinham de Floripa e ficamos todos juntos - 10 pessoas espalhados em beliches e pelo chão! - no Hotel Bambu.

Devo dizer que do grupo eu era a mais velha, porque eram todos estudantes de Erasmus, o mais velho era da idade da minha irmã Filipa (24anitos...) ninguém me dava mais idade... mas quando eu dizia que não era estudante mas sim professora, até me tratavam de Sr. Professora pra gozar :) aiiii que miúdos!

Nessa mesma manhã apanhamos o autocarro que nos deixou no parque das cataratas. Fomos ver primeiro o parque das aves que tinha montes de pássaros tropicais, répteis, borboletas, aranhas etc. tudo o que se pode encontrar numa selva da América latina, mas protegidos, os venenosos estavam dentro e jaulas, os que não ofereciam perigo estavam á solta. Os mais bonitos eram os tucanos, apesar de darem muito respeito quando se aproximam sobretudo depois de ouvir a guia dizer que o bico é tão afiado que com uma mordidela cortam-te um dedinho... E nós todos de havaianas a passar pelo meio dos Tucanos!

Almoçamos por aí, alguns com cobras ao pescoço tirando fotos... Outros com papagaios ao ombro... Aquilo parece um circo, onde tudo serve para tirar foto e fazer negócio. A verdade é que os sucos são fantásticos!

Depois do almoço fomos para o parque das cataratas - zona brasileira. Demos uma volta ao parque, lá dentro fomos aos autocarros que nos levam a varias zonas para fazer diversos passeios. Escolhemos ir primeiro á "Garganta do diabo" que é a zona mais forte, onde cai mais água da cascata. Fizemos um passeio, donde se vê toda a panorâmica das cataratas, que se formam do lado Argentino e caiem de frente para o Brasil. O rio Iguaçú é o rio que divide os dois países e as cataratas podem visitar-se dos dois países.

Do lado brasileiro vamos passeando por umas passadeiras abaixo do nível das quedas de água e á frente subimos um elevador que nos coloca encima da "Garganta do Diabo". É lindo porque nos estimula todos os sentidos... Ficamos rodeados de água, de sol, de verde do campo, de cores dos diferentes arco-íris que se formam em todas as direções... o barulho é de água a cair, com força.. a mesma água que te toca, que te salpica, e forma uma neblina á tua volta... Mata-te a sede e refresca-te... é lindo ficar a olhar, fechar os olhos e sentir...

Descemos esta zona e fomos fazer mais uma trilha a pé, pelo meio do mato até apanhar um jeep que nos levou a um barco... Nesse barco, em bikini e com coletes de salvação fomos apanhar uns rápidos e ser batizamos por aquela água divina. Puseram-nos debaixo de uma das quedas de água fizeram-nos descer rápidos... foi muito emocionante, fartei-me de beber água e até de fazer inalações!

Nessa noite... cozinhamos no hostal, num verdadeiro ambiente camping, de partilha e de conversa com as demais pessoas que ali estavam hospedadas e que cozinhavam. Saímos um pouco para ir tomar uma caipirinha e ver a animação noturnas e regressamos para dormir, porque a animação não era mais interessante do que o que nos esperava no dia seguinte.

Saímos cedo com destino á Argentina... queríamos fazer uns passeios para ver o que se veria daquele lado. E na verdade, era surpreendente a sensação! Construíram umas pontes que nos levavam por cima das quedas de água, a menos de um metro, a água passava por debaixo de nós e caía á nossa beira, estávamos encima dos precipícios... uma verdadeira loucura! Chegamos também á "Garganta do Diabo" e deste lado era lindo lindo lindo... Estávamos de frente e encima do salto de água... lembrava-me dos filmes que via os personagens dentro dos barcos a cair das cascatas... a sensação de cair dali é uma realidade que não pode ser vivida!

Depois de passearmos neste lado... saímos do parque das Cataratas e fomos passear na cidade de Porto do Iguaçu - nome da cidade Argentina que faz fronteira com o Brasil. Fomos ver o marco das 3 fronteiras, que é uma zona de onde se pode identificar 3 marcos cada um pintado da cor das suas bandeiras - Brasil, Argentina e Paraguai. E os 2 rios que separam os 3 países - Rio Iguaçu, separa Brasil e Argentina e, Rio Paraná, que separa Brasil e Paraguai. É bastante curioso!

Fomos a uma feirinha de artesanato local e tomamos a bela da cerveja, com queijinho, azeitonas e salpicão (para quem gosta!) com temperos Argentinos. o local era muito típico!

Chegamos ao hostal e ainda nos deu tempo para um banho de piscina! Nessa noite fomos jantar fora... a um rodízio que é o que por aqui há mais :)

o dia seguinte, fomos no autocarro internacional conhecer o outro lado da fronteira do Paraguai... é outro mundo! A cidade chama-se Ciudad del Este, conhecida pelo tráfico de produtos Asiáticos, é tudo barato, barato, só não sabes é se funciona! Produtos eletrônicos a dar por um pau, dentro de armazéns que não vês o fim, e as ruas de um lado e do outro são feiras completas! Pessoas a vender 'meia meia! moça, olha á meia' ou escovas, ou estojos para arranjar as unhas, tocam-te no braço, fazem-te massagens com produtos que querem vender... uff as ruas cheias de gente, cheiram mal do lixo que têm e das porcarias que deitam para o chão. A polícia anda misturada na multidão com metralhadoras que lhes chegam aos joelhos... assustador!!!

Na verdade não tardamos muito em ir embora... eu nem comprei nada... Tentei sair daquela zona mais comercial procurando algo mais artesanal que mostrasse mais o artesanato do pais e fiquei assustada quando vi que entrei numa rua, onde para além de não haver ninguém, os carros que passavam tinham todos vidros fumados, eram importados e não tinham placas de matricula... "uff é melhor não andar por aqui"...

O Paraguai não deve ser isto, mas desde logo esta cidade é para esquecer... Estão manipulados pelos produtos que vêem de outros países e que ao estarem livres de impostos são muito procurados pelos turistas e pelos Brasileiros. Nunca vi nada como aquela fronteira... É a ver quem se escapa primeiro, não há controle, não há filas, não há qualquer tipo de organização...

Nesse mesmo dia, fizemos a viagem de regresso a Florianópolis... 14 horas de autocarro que passei lindamente, a dormir e a falar com os vizinhos de assento.. há pessoas interessantes em todos os sítios ;)

Esta foi a minha grande aventura a Iguaçu!
Espero que possam vir também ver esta beleza da natureza.

Beijinhosss su :)

17 de abr. de 2009

1ªConferencia en BRASIL!!!... ENSUS2009

http://www.ensus.com.br/programacao.html

Es verdad... surgió la oportunidad y no dije que NO.
El lunes (2ªf) por la mañana recibí la invitación de que si queria paricipar en unas conferencias sobre Sostentabilidad... pero era para miércoles (4ªf)... y, además, para la sesión de apertura... sería la estrella internacional!

Bueno, empecé por decir que SI, sin pensarlo muy bien... pero llegué a casa y fue cuando pensé que tenía menos de 40horas para preparar una presentación, cuyo título ni siquiera tenía :)

El tema, por supuesto lo tenía muy claro - la Piedra -es un tema que cumple los requisitos del progrma y el titulo... dándole vueltas me salió:
"Sustentabilidade, um estilo de vida... Hábitos e costumes no uso da Pedra".

Además el profesor que me está aquí ayudando me pasó los contactos, pero él no podía estar presente, él exponía en el día siguiente, pero el miércoles no podía estar... así que nada... entre algunos de mis compañeros del despacho e un montón de gente desconocida pero que me miraba con muchisima atención e interés presenté mi trabajo.

Como era la primera, y además que dan un enfoque muy grande a la conferencia de apertura, yo no sabía muy bien como iría ser... quien seria el publico en su mayoría, que formalismo existen cuando se presenta un proyecto aquí... yo prepararé mi trabajo basandome en la intuición.

Me salió muy bien, amigos! Empecé por presentarme, como ser humano, mis intereses personales y después profesionales. Hablé de mis raíces Portuguesas, donde nací, donde crecí, donde trabajé, donde me formé y donde trabajo... pensé que todo esto era importante para explicar el porqué de la piedra, y el porqué de la sostentabilidad en este tema...

Sentí que a la gente les gustó... hicieran preguntas, fue un debate muy bonito y la gente no paraba, aun después y por la tarde, de mirarme y de acercarse a preguntar más cosas :)

Puedo decir que fue una experiencia muy divertida, muy rica... aprendí muchisimo sobre otros temas y conocí un montón de gente interesante que me van a ayudar seguro en futuros trabajos, viajes, etc. - conocer gente nueva es siempre interesante :)

uhhh y además les tengo que decir, que el sitio de la conferencia era precioso - Balneario de Camboriú: http://www.camboriu.sc.gov.br/downloads.cfm

Una ciudad de playa, muy arreglada, con un calçadão parecido al del Rio de Janeiro, aunque mucho más pequeño por lo que me dijeran... la playa tiene una isla a medio, que da para ir nadando (no tuve tiempo para comprobarlo), por la noche la iluminan y parece un ovni que aterrizó en medio del mar...

por la noche nos quedamos allí a dormir, salimos por los bares a tomar cervecitas y a comer gambitas... ufff que delicia de vida!

el segundo día de conferencias también acudí pero como oyente. Me invitarán a hacer parte de un jurado para un concurso de diseño sostentable... y me pasaran el reglamento del concurso, me enseñaran las propuestas y evalué los trabajos de los jóvenes estudiantes de diseño industrial :) fue una experiencia más... aquí no paro de vivir cosas nuevas :)

Bueno... si pueden vean algo en internet de lo que os envié! está muy chulo

un besito grande!
su :)

10 de abr. de 2009

o coelhinho da Páscoa...

ahhh pois é... este ano, sem a família por perto... não houve coelhinho da Páscoa, nem folar, nem amêndoas, nem ovos de chocolate... :( apenas uns telefonemas mais prolongados me deram a entender que era Páscoa, estava a família toda reunida em Vila Viçosa!!!

ás vezes acontece assim, mas neste caso é por um óptimo motivo, não estava em Vila Viçosa porque andava a desfrutar de outras coisas por terras Brasileiras!

O blog de hoje, não é dedicado á Páscoa - o titulo do Coelhinho, foi mesmo só par despistar! - mas sim, ás coisinhas boas que se podem comer por aqui ehehheh vou aconselhar-vos e partilhar as minhas experiências degustativas com vocês ;) hummm

Então é assim... esta comida adapta-se perfeitamente a mim. Aqui na ilha o típico e principal, são os frutos do mar: todo o tipo de mariscos e peixes do rio, da lagoa, do mar... acompanhados de pirão.

O Pirão é de origens índigena, feito a partir de farinha de mandioca misturado com a água onde se coze o peixe/marisco, junta-se um pouco de sal, pimenta, salsa e colorau hummm, uma delícia! Comi na sexta feira santa em casa dos pais da professora Giselle.

A pesca e o cultivo de marisco são das principais actividades económicas aqui da ilha e por isso são os pratos tradicionais da maioria dos restaurantes. Comi ostras assadas no forno com molho de queijos e parmesão humm, mariscada á vinagreta uffff

e outro também muito bom foi bolinho de Siri uahhhhuhh o Siri é um tipo de caranguejo :) e bolinho chamam a qualquer croquete ;) havia bolinhos de todos os frutos do mar... assim como ostras cozinhadas de todos os tipos e maneiras...

Não posso deixar de dizer que estes petiscos foram saboreados ao final da tarde de sábado, á beira da lagoa da Conceição - Ponta das Caranhas - fica na zona onde o canal de água salgada que entra do oceano se mistura com a água doce da lagoa, um sitio lindiiiiissimo, mais bonito do que o que eu podia imaginar encontrar!!! nós sentados na relvinha (que nasce naturalmente), á beira da lagoa, com troncos de bambu, aves a passear... e acompanhada de uma caipirinha de cachaça... e depois outra de vinho tinto ;) uahhhhuhh nem sei bem que mundo é este!!!

No outro dia fui ao centro de Floripa, está um pouco longe da universidade e não fica perto da zona onde vivo, por isso ainda não tinha ido lá... mas aqui é onde se vê a influência dos Portugueses sobretudo na arquitectura religiosa, é incrível... as capelas, uma em cada esquina, e os casarões pintados de diferentes cores, misturadas com o branco fazem lembrar os Açores.

Dizem que Florianópolis é a 10ª ilha Açoriana, e percebe-se muito bem porquê. Foram os primeiros a chegar á ilha e há zonas e bairros onde o sotaque Brasileiro é tipo açoriano :)Na zona de Santo António de Lisboa e a do Ribeirão, juntam-se as maiores comunidades de Basileiros de descendência Açoriana, e quando lá cheguei comprovei que se respira a Portugal... todas as lojas, restaurantes, casinhas de artesanato, têm nomes Portugueses assim como decorações e motivos Portugueses: o Santo António está em todas, as chaminés de Sintra, o Galo de Barcelos, ufff é uma viagem a Portugal dentro do Brasil!!!

E... para terminar este roteiro gastronómico e não só... tenho que vos falar de um fruto Açaí, que vem do Amazonas, ma que é típico do Brasil inteiro. O Açaí tem imensas propriedades nutritivas, toma-se liquido e normalmente misturado com outras frutas, como com a laranja, a banana e um pouco de guaraná... tomando uma Tigela de Açaí, ficas com uma refeição satisfeita, tanto a nível calórico como de vitaminas, ferro, cálcio, potássio e fósforo.

Estão agora a descobrir novas potencialidades deste fruto outros países, como os Estados Unidos, que dizem que os Açaí é o viagra vegetal, do bombástico que é.

É muito bom e toma-se muito fesquinho, adorei! Aqui só chega em polpa, nem sei como é o fruto nem a árvore, mas misturado com a Granola (tipo de cereais que se lhe põe por cima) fica ESPECTACULAR!!!

Ahhh não posso deixar de falar da importância dos doces... meu Deus, são óptimos! Desde aos brigadeiros, os bolinhos de côcô, as mouses e frutos - maracujá, ananás, manga,... - fazem lembrar os docinhos de Portugal, requintados mas caseiros, doces mas com sabor....

A importância que tem o côcô é brutal, utilizado na grande maioria das comidas, sejam doces ou salgadas, ele está quase sempre lá. Provei o Canjica, que diz que é típico da Páscoa sobretudo no Rio de Janeiro... agora já se espalhou por todo o Brasil. A Canjica é tipo o nosso arroz doce, mas com milho branco em vez do arroz, e depois leva leite de côcô e côcô ralado, além do leite, açucar e da canela... fica muito mais liquido e toma-se bem geladinho, uhhahahuu é espectacular!!! Provei também em casa dos pais da Giselle...

Resumindo e concluindo, podem estar descansadinhos, que eu magrinha e em fraqueza não vou chegar... cuido-me muito bem! humm é fácil e muito gostoso, com estas frutas, peixinho e doces, cuidar-se bem aqui no Brasil!

Um beijinho grande!
Cuidem-se também por aí! Espero ter-vos aumentado o apetite!
Su ;)

está bem de tanta festa... e o trabalho???

é verdade... não me posso esquecer que vim para Florianópolis para trabalhar. Recebo uma bolsa da comissão Europeia, para dar aulas no Brasil e tenho que apresentar os resultados.
Eu não sei como é com os Erasmus enquanto estudantes, porque nunca fiz... mas como professores é complicado, porque cheguei aqui e as aulas já tinham começado, os programas são diferentes e as materias e metodologias de trabalho também... então a minha tarefa é dificil!
Claro que não deixa de ser deslumbrante, tanto para mim como para os alunos, partilhar experiências, falar sobre as diferenças dos métodos de ensino, mas começar talvez seja o mais complicado... e é nisso que estamos a trabalhar!
Na primeira semana, tratei de coisas burocráticas, tanto da escola, como da minha vida além escola... casa, banco, registo na policia, etc. nesta, que foi a segunda semana, já fui assistir a aulas, a apresentações de projectos do Nucleo Gestão do Design (que é o departamento onde estou inserida, que gere a graduação e pós graduação em design), também fui a visitas de estudo com os alunos... e é engraçado ver o comportamento deles... é igual em todos os sitios, há os preguisoços e pouco interessados, há os espertos, os perguntões... enfim, em Espanha é igual e, pelo que me lembro de Portugal enquanto estudante, também!
Eu???? penso que pertencia ao grupo dos perguntões... se soubesse o quanto são odiados pelos professores, tinha calado mais a boquinha.... ehehh ;)
As visitas que fizemos esta semana foram a duas casas de cultura, integradas em 2 favelas de Florianópolis: à Casa São Jorge e à Casa Espirita Recanto da Luz. Fazem parte de um projecto da cadeira de Design Gráfico em que os alunos têm que desenvolver, a identidade coorporativa de estas duas casas de acolhimento que servm de apoio escolar para as crianças destes bairros. Estes projectos são para produzir e terão uma aplicação real, acho excelente este tipo de cooperação!
O departamento trabalha muito com projectos de Design Social, e eu fiquei muito sensibilizada com estas duas visitas, porque é incrivel o que se vive, e como se vive ali dentro e sobretudo, á volta. Há imensos problemas para manter os alunos alí, em ter um plano de trabalho que seja motivante para eles, porque a realidade deles fora destas casas de acolhimento é tão diferente que não têm apetências para nada... nascer num bairro destes é estar condicionado a muitas oportunidades que nós temos!
Falamos com a directora do centro, entrevistamos também 2 alunos... e foi muito muito bonito o depoimento deles, as suas ambições, os seus interesses, nota-se que há um trabalho e uma vontade das educadoras, muito relacionado com a moral e educação católica, que é importantissima!!!
Trabalham com a pedagogia do AMOR :) 'fazer ao outro o que gostarías que te fizessem a ti'... e depois o diálogo, a conversa, é o mais importante...
Sinceramente eu já me via ali também... aprende-se imenso quando vivemos parte desdes ambientes, porque o que temos que reflectir são nas necessidades básicas do ser humano, é o que lhes falta... o BÁSICO!!! e eles procuram os negocios escuros, os roubos, a violência, tudo á nossa volta eram grades, arames farpados, ambientes com poucas janelas, locais escuros, paredes sujas... até o cheiro lá dentro é diferente... agoniante!
Bom, á parte destes projectos o nucleo tem outros, também relacionados com a área social e sustentável, que acho espectacular porque esta educação e sensibilidade faz falta na nossa sociedade que é agora mais consumista.
São sempre projectos para empresas, que o nucleo procura, ou que vêem as proprias empresas ter com o nucleo, que necessitam ajuda de gestão, de controlo nos processos, de identidade visual... e o departamento, ou seja, os alunos, encontram soluções, de lay-out, de ergonomia, de embalagem, de apresentação do produto, enfim... as necessidades são muitas e a criatividade dos alunos está por explorar... para isso estou eu! Sinto que posso aprender muito mas também posso ensinar e partilhar as minhas ferramentas de trablho, os meus processos, e como trabalhamos aí.
Hoje vamos estar reunidos, para definir melhor e organizar os projectos, em principio irei trabalhar com uma das empresas, um grupo de alunos, e dar-lhes formação. Interessante não é??? Fico a conhecer o Brasil (parte dele...) como turista... mas também como se trabaha!!
depois vou falando com vocês e partilhando esta experiência...
Um beijinho grande!
Feliiiiiiiiiiz Páscoaaaa
Su :)

6 de abr. de 2009

la playa y el bikini

uii uii uii que me pasan los días y no tengo tiempo de contaros las ultimas!!!
es verdad!! ya fue a la playa, por eso no pude escribiros ah ah ah
el fin de semana pasó rápido... apenas conocí 3 playas, y son las que están mas próximo ufff es que me tumbé al sol, di unos chapuzones en estas aguas frías y llenas de olas, como a mi me gustan... paseé por la orilla, caminé, caminé estas playas no tienen fin!
llenas de dunas, de montañas y pequeñas islas al fondo. el agua es frio, tiene mareas y forma piscinas en la orilla... muy parecido con nuestras playas en Portugal. tienen muy poca sal... eso si!
la primera fue el sábado por la mañana - praia da joaquina - muy conocida por la gente que hace surf... casi puedo salir de casa e ir caminando... pero preferí coger el bus, porque iba de chanclas y hacia muchisima calor... quería tumbarme y nadar!!!
en el bus, pasé por la zona donde hacen sandsurf, esa modalidad de surf en las dunas que ya os había comentado. la gente parece que se divertía... las tablas son iguales a las de snow, las caídas deben ser también iguales pero la sensación de calor y de comer arena en vez de nieve, debe hacer toda la diferencia... un día probaré!
al salir de bus... la coincidencia de las coincidencias es que veo a una chica que es alumna de la Politécnica de Valencia... me llama... me giro... y la reconozco! que fuerte!!! madre mía, que no me la esperaba. pues nada, charlando en castellano, hablamos de muchisimas cosas sobre la isla, el trabajo aquí,y nuestras vidas ahaha ella estaba con otros chicos, un finlandés que es pintor y una brasileña y pasamos el rato... entre paseos y chapuzones!
cuando salí de alli, me llama una compañera del despacho - ISA - a ver si quería ir a la playa, pues nada vamos a otra! y fuimos a una playa también muy grande y de surfistas que se llama - o pequeno principe - dicen que tiene un tipo de ola diferente y que a los surfistas les encanta... la ola de la derecha... yo que sé, es que la gente se inventa cada una!!!
esta playa esta cerca de la casa de una amiga... nos quedamos a cenar porque ya era de noche y sin saber sus padres nos prepararan la cena mientras paseábamos por la playa. charlando charlando, se nos pasaran las horas y una vez más el tema era Europa, países visitados, lo que mas les gustaba: el corte inglés, las paellas, el galo de barcelos, y muchas más cositas... hicieran unas pizzas y la Portuguesa aquí, que sepan! lleva: cebolla, huevo, jamón cocido y queso... ahhh yo no sé porque en Portugal, la pizza Portuguesa es de embutidos... y, pizza Española no tenían... :)
ahah se recuerdan cuando les conté que era la más blanquita de la isla? pues ahora ya llevo la marca del bikini, en el culete... y también la marca más sexy que es.... la marca del pantalón de correr en las piernas huuuuu ;)
es verdad... ya tomando un colorcito, necesito poco para ponerme morena... y eso que pongo protector 50 en la cara y 30 en el cuerpo y estoy mucho rato en el agua... pero me basta unos minutos al sol y paso de blanca a morena sin pasar por la casilla del rojo!!!
la culpa fue el domingo que salí a las 7h de la mañana para correr. tenia la idea de dar la vuelta a mitad de la lagoa y no quería que me pegara el sol fuerte... pues nada, salí prontito y toda untada en protector solar. corrí, corrí siempre a la orilla de la lagoa, con los patitos, los barcos... hasta que estaba ya super sudada e cansada... terminé andando y pasado 2 horas, subiendo y bajando montañas que ya no veía el fin... llegué a casa!!!
ufff por la tarde salí a una feria de artesanato, cosita tranquila y vine para casa terminar un trabajo que tenia pendiente desde que salí de España, ya me pesaba la consciencia. menos mal que ya lo terminé :) eheh
así fue la primera aventura de playa y bikini en Brasil :)
las fotos vendrán después!!!
un besito,
su :)

4 de abr. de 2009

la fiesta y el baile...

Hoy en castellano...

yo por aquí muy bien!!! estoy contenta y pienso que me adapté bien.
bueno... estoy en la primera semana, pero ya conocía algo de la cultura brasileña y todo el mundo me dice que esta es la mejor zona de Brasil, la mas tranquila, la mas segura, donde la diferencia social/cultural es más amena... por eso me siento tan bien!


ayer tuvimos una fiesta ehehhe mi primera fiesta!!!!
fue organizada por la mujer del profesor con quien trabajo, y era sorpresa porque era su cumple.
fue todo el mundo del departamento y su familia (que no conozco)
pero la gente del departamento es muy muy maja... la gente aquí es bien sencilla.
son simpáticos, me llaman para todo, les gusta mucho saber cosas de Europa, me preguntan marcas de cerveza, como se dice esto o el otro... es muy divertido!

hablamos de películas de aquí, de películas y música de Europa... hay gente que tiene un nivel cultural muy bueno, y al final te das cuenta de que hay gente parecida en todo el lado del mundo :)

claro que bailamos... eheheh
me invitaran a bailar... un profesor del departamento... como iba a negarle???
pero aquí se baila pegados, y muy pegados... era el forró (un baile popular, folclore, del nordeste brasileño)

ufff a principio me costó, pero nada... los primeros segundos...después seguí la marcha y bailé 3 o 4... el hombre bailaba muy bien y sabía conducir, yo solo tenía que soltarme... como a mi me encanta!!!!

me dijo que su hijo lleva una escuela de samba aquí en Lagoa da Conceição, donde estoy viviendo, y que empiezan los preparativos para la coreografía de carnaval en el mes de mayo, me dijo que podía asistir...

ufff ese es mi sueño!!! no puedo perder esa oportunidad!!! eheheh

detrás del forró vino el samba... y después todas las tonterías, porque las cervezas también ayudaran. mientras que jugabamos a un juego que se llama PERFIL, que es muy divertido, de preguntas sobre diversos temas, un poco com el trivial pero es mas rapido de terminar.
ahah teniamos el que dice ser el campeón mundial entre nosotros - Alber (el que tiene la caja en la mano) - dice que ganó la final en Lisboa el año pasado ahahaha

las cervezas son bien flojas, muy suaves... pero al beber 2 o 3, en mi caso, acabas teniendo el mismo efecto que en Europa ahahah

la fiesta que empezó a las 18 de la tarde, terminó a las 23.50 y del CLUB privado nos fuimos de fiesta a la Lagoa da Conceição, donde está la marcha eheh (vivo en la zona de la la marcha)
ahí hay bares en la calle, unos detrás de los otros y la gente está o dentro o fuera... comiendo cositas y bebiendo... igual en todas partes. en muchos locales no se puede fumar, decía un chico del Rio que en Rio de Janeiro no se puede fumar en NINGUN bar, será excelente salir por allí porque entonces tu ropa apenas lleva el olor de tu sudor y tu perfume pero no el de tabaco!!!

hablamos, hablamos y hablamos... estuvo muy bien!!! ;)

la idea del blog es escribir en Castellano, en Portugués de Portugal, en Portugués de Brasil... en Inglés, en lo que sea, porque quiero que todos me entiendan y aprendan un poco del rol que llevo yo en la cabeza y en el corazón.
No dejen de leer el blog porque esté en otra lengua... al final escrito es bien parecido.

el blog es para compartir... ideas, pensamientos, sentimientos... y yo soy ya una mezcla de expresiones de diferentes locales y es lo que intento pasaros...

ahora el brasileño viene a sumarse a mi cultura y al final siento que no hay fronteras para sentir ni para expresarse...
así me conocen mejor!!! eheheheh

besitoooos grandes
su:)

3 de abr. de 2009

a estadia



ehehe estou a adorar... agora que já estou instalada, e diga-se, muito bem instalada, posso dizer que estou a gostar MUITOOOO!






é a pousada onde estou... no apartamento nº 101, se alguém estiver interessado, pode mandar um postalinho eheh







dizem que é a zona mais bonita da ilha - Lagoa da Conceição: http://maps.google.com.br/maps?lsm=1&daddr=-27%C2%B0+26

é uma zona bastante turistica, mas nesta época do ano é muito mais calma, a maioria dos estranjeiros foram para o seu país e deixaram a natureza respirar...

há dunas, onde se pratica surf na areia... ainda não sei como funciona mas já me vejo cheia de areia estiraçada no calor das dunas...
o pessoal toma banho na lagoa, que tem relvinha toda á volta, depois mando fotos.
há muitas árvores, palmeiras e flores ao redor de todo o caminho... é lindoooo!

o meu apartamento tem vista para a lagoa... estou a tomar banho, de frente para a lagoa, a ver as aves na água e as dunas de cenário.

deve ser do fuso horário mas aqui levanto-me super cedo... hoje ás 6h da manha levantei-me, fui correr á volta da lagoa, fui comprar pão e tomei um super pequeno almoço.

os horário são bem diferentes dos de espanha. Aqui almoçamos ás 12h e jantamos ás 18.30/19h
ahahaha ás 19h é noite cerrada... parecem 22h da noite... dá vontade de ir para a cama.

ahahah outra aventura... já apanhei o ONIBUS, para ir para a universidade, é lindo!!!!
é a mais pura realidade Brasileira!!!
á ida foi muito bacana... penso que só eu é que comprei bilhete (hoje vou-me tentar colar) e á volta parou-se o autocarro, tivemos que descer e esperar por outro, mas o pessoal é muito tranquilo, ninguem reclama, ninguem se queixa, tá tudo conformado e habituado...

comecei logo a falar com o pessoal:
"isto é frequente, no mes passado fiquei assim 4 vezes" :)

ontem também comi na cantina, na RU (refeitorio Universitario)
nunca estive numa prissão, mas fez-me lembrar as que vemos nos filmes!
há filas para tudo, entregar a senha, tirar o tabuleiro, servir a comida, para te sentares, para ires buscar água, para entregares o tabuleiro, enfim...


és tu que te serves... e, na fila de caminho para a comida, ainda me dizeram:
"temos sorte, agora já há pratos porque no mês passado a comida era servida directamente no tabuleiro!!!" :)

Ementa: feijão, com arroz branco, batata palha de pacote e repolho... e as proteinas????
é assim, nem carne, nem peixe... talvez outro dia da semana, ontem não era dia!

bom... agora vou-me preparar para ir para a universidade

trabalho no NGD (nucleo de Gestão do Design) que pertence ao CCE (aqui falam tudo por siglas), quer dizer Centro de Comunicação e Expressão, que está na UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, por se quiserem vir fazer-me uma visita :)

logo á noite vou a uma festa de aniversário, é jantar começa ás 18.30 da tarde, que já é noite...
a ver a que horas termina uma festa destas que começa tão cedo...

beijinhos desde Floripa

Su :)

1 de abr. de 2009

a descoberta do Brasil...

ufff foi uma viagem longa... muito muito longa...
eu, nem sabia ao certo quantas horas íam ser. realmente já tinha dito várias vezes, que não estava nada nervosa com esta viagem, para minha grande surpresa e até ao último minuto senti-me sempre muito tranquila, sabía que tinha o bilhete e o passaporte, com isso era mais que suficiente eheh

saí de valencia no sabado de manhã, dia 28 de março, com destino a Lisboa para passar uma tarde e uma noite na companhia dos meus mais que tudo importantes - pais, manas e amigos queridos que puderam aparecer! e assim foi... comi as minhas belas e preferidas sopas alentejanas 'sopas de cação' preparadas pela minha querida mãe, passeamos, á noite jantei no restaurante Indiano com os amigos e fomos tomar um copo ao bairro.

Nota: tomei uma caipirinha de morango, para trazer o sabor bem fresco e poder comparar com as de aqui eheh

ufff mudou a hora... toca a dar mais uma hora no relógio!!!
e o plano estava no ar... dormi apenas 2 horas! estratégia perfeita para dormir durante a viagem.


lá fui eu... no dia 29 de Março (domingo) com os meus papis para o aeroporto... e foi a correr, porque estavamos tão relaxados que nem vimos bem a hora e quando nos apercebemos já estavam a chamar para o embarque... afinal a despedida foi rápida, beijinhos e ahuuuu que lá vou eu!!!

a partir daí estava por minha conta... mala, mochila do portatil e dois casacos na mão, corri pelo aeroporto até chegar ao avião. entrei, coloquei a bagagem na parte de cima e sentei-me! ehehe que sorte! tive direito á fila central do avião, que corresponde a 4 assentos, só para mim!!! o avião não vinha cheio... vi o filme da Amália Rodrigues que ainda não tinha visto, almocei, lanchei, dormi 3 horas e falei com os vizinhos... brasileiras de Goitiba e um casal de Roma. passaram-se 9,40 horas de voo!!!

aterrei no Brasil... realmente, cheguei a Brasilia!!!! estava um calor abafado insuportável, e filas interminaveis para a policia... mas o aeroporto surpreendeu-me! era todo aberto para a rua, sem portas nem paredes, dava para um jardim todo á volta, era so plantas verdes e flores... estava uma trovoada e a chover, mas achei espectacular e senti que respirava outro ar!

passei 6 horas naquele aeroporto, posso dizer-vos que foi o que mais me custou, porque andava com todas as malas para um lada e para o outro... comi os paezinhos de queijo, que são optimos, bebi um 'suco di laranja', comi uma bola de gelado na 'casquinha'... comprei umas revistas, falei ao telefone para a Europa ehheh e afinal estava já que não podia mais!

daí meti-me noutro avião, com destino a Florianópolis, já eram 21h... cheguei ao destino final ás 23.56 que correspondiam ás 4h de Portugal - levava 22horas de pé, já sentia um peso nos olhos, que me diziam que queriam descansar!

que sorte tive, porque tinha á minha espera o Professor da Universidade Federal de Santa Catarina com que vou trabalhar - Designer Investigador Eugenio Merino. levou-me directamente para o hotel, para domir e descansar.

Posso-vos dizer que... é óptimo ir para um país novo e conhecê-lo como estudante, mas vir como professor é melhor ainda... tenho muitas coisas para vos contar, vou contando pouco a pouco, mas a ideia que tenho assim de primeiras é que têm sido muito atenciosos comigo.

Já conheci a escola, o departamento e o pessoal com que vou trabalhar :) e estou contente! encontrei casa hoje e fiz a mudança assim que pude, agora já estou instalada onde dizem ser o local mais bonito da ilha - lagoa da conceição.

Já me levaram a passear, a jantar fora e na sexta feira tenho um jantar de aniversário. Parece que tudo se está a ajeitar apesar de que tenho andado com bastantes preocupações e ainda não ando por aí a desfrutar :) pouco a pouco...

tem estado um calor infernal, tipo 26º á noite e de minima... mas hoje já se sente o vento do sul, que diz o dono da pousada onde estou, ser o vento que trás o frio... que é, para os surfistas, o mais desejado porque trás as ondas...

já tenho histórias com o Português do Brasil :)
é divertido porque há muitas coisas que se dizem de outra maneira, e ficamos ás vezes a olhar sem nos entendermos... ás vezes sinto-me uma estranjeira de verdade...

a história mais gira foi ao telefone preguntando casas para alugar, e diz-me a rapariga para telefonar para outro telefone, quando me vai a dar o numero diz...
'9 - 9 - meia - meia - 7....'

'quêeee???'

e eu... a olhar para o teclado do computador digo:
'meia meia, mas que numero é esse???'

'é o 6, que numero vai ser???'

claro que sim! vem da meia dúzia :)
ufff pûs o pessoal todo do departamento a rir... e ainda me preguntaram porque é que em portugal não se dizia assim... ahaah

bom... para que saibam também a 'casquinha' é a baunilha onde se serve a bola de gelado.

talvez estas coisas não sejam novidade para quem vê as telenovelas, mas eu parto-me a rir com estas pequenas coisas.

hoje ou ficar por aqui...
um beijinho grande, com sabor a BRASIL
su :)