10 de abr. de 2009

está bem de tanta festa... e o trabalho???

é verdade... não me posso esquecer que vim para Florianópolis para trabalhar. Recebo uma bolsa da comissão Europeia, para dar aulas no Brasil e tenho que apresentar os resultados.
Eu não sei como é com os Erasmus enquanto estudantes, porque nunca fiz... mas como professores é complicado, porque cheguei aqui e as aulas já tinham começado, os programas são diferentes e as materias e metodologias de trabalho também... então a minha tarefa é dificil!
Claro que não deixa de ser deslumbrante, tanto para mim como para os alunos, partilhar experiências, falar sobre as diferenças dos métodos de ensino, mas começar talvez seja o mais complicado... e é nisso que estamos a trabalhar!
Na primeira semana, tratei de coisas burocráticas, tanto da escola, como da minha vida além escola... casa, banco, registo na policia, etc. nesta, que foi a segunda semana, já fui assistir a aulas, a apresentações de projectos do Nucleo Gestão do Design (que é o departamento onde estou inserida, que gere a graduação e pós graduação em design), também fui a visitas de estudo com os alunos... e é engraçado ver o comportamento deles... é igual em todos os sitios, há os preguisoços e pouco interessados, há os espertos, os perguntões... enfim, em Espanha é igual e, pelo que me lembro de Portugal enquanto estudante, também!
Eu???? penso que pertencia ao grupo dos perguntões... se soubesse o quanto são odiados pelos professores, tinha calado mais a boquinha.... ehehh ;)
As visitas que fizemos esta semana foram a duas casas de cultura, integradas em 2 favelas de Florianópolis: à Casa São Jorge e à Casa Espirita Recanto da Luz. Fazem parte de um projecto da cadeira de Design Gráfico em que os alunos têm que desenvolver, a identidade coorporativa de estas duas casas de acolhimento que servm de apoio escolar para as crianças destes bairros. Estes projectos são para produzir e terão uma aplicação real, acho excelente este tipo de cooperação!
O departamento trabalha muito com projectos de Design Social, e eu fiquei muito sensibilizada com estas duas visitas, porque é incrivel o que se vive, e como se vive ali dentro e sobretudo, á volta. Há imensos problemas para manter os alunos alí, em ter um plano de trabalho que seja motivante para eles, porque a realidade deles fora destas casas de acolhimento é tão diferente que não têm apetências para nada... nascer num bairro destes é estar condicionado a muitas oportunidades que nós temos!
Falamos com a directora do centro, entrevistamos também 2 alunos... e foi muito muito bonito o depoimento deles, as suas ambições, os seus interesses, nota-se que há um trabalho e uma vontade das educadoras, muito relacionado com a moral e educação católica, que é importantissima!!!
Trabalham com a pedagogia do AMOR :) 'fazer ao outro o que gostarías que te fizessem a ti'... e depois o diálogo, a conversa, é o mais importante...
Sinceramente eu já me via ali também... aprende-se imenso quando vivemos parte desdes ambientes, porque o que temos que reflectir são nas necessidades básicas do ser humano, é o que lhes falta... o BÁSICO!!! e eles procuram os negocios escuros, os roubos, a violência, tudo á nossa volta eram grades, arames farpados, ambientes com poucas janelas, locais escuros, paredes sujas... até o cheiro lá dentro é diferente... agoniante!
Bom, á parte destes projectos o nucleo tem outros, também relacionados com a área social e sustentável, que acho espectacular porque esta educação e sensibilidade faz falta na nossa sociedade que é agora mais consumista.
São sempre projectos para empresas, que o nucleo procura, ou que vêem as proprias empresas ter com o nucleo, que necessitam ajuda de gestão, de controlo nos processos, de identidade visual... e o departamento, ou seja, os alunos, encontram soluções, de lay-out, de ergonomia, de embalagem, de apresentação do produto, enfim... as necessidades são muitas e a criatividade dos alunos está por explorar... para isso estou eu! Sinto que posso aprender muito mas também posso ensinar e partilhar as minhas ferramentas de trablho, os meus processos, e como trabalhamos aí.
Hoje vamos estar reunidos, para definir melhor e organizar os projectos, em principio irei trabalhar com uma das empresas, um grupo de alunos, e dar-lhes formação. Interessante não é??? Fico a conhecer o Brasil (parte dele...) como turista... mas também como se trabaha!!
depois vou falando com vocês e partilhando esta experiência...
Um beijinho grande!
Feliiiiiiiiiiz Páscoaaaa
Su :)

2 comentários:

Anônimo disse...

susana escribe en castellano de vez en cuando no? yo lo intento y asi voy poco a poco falandolo.. jejej
que guay que estas bien, demasiada fiesta golfa! beset marta

Unknown disse...

hey hey ... tout à fait d'accord avec Marta ;-) .... les choses sérieuses tu les escribes en portuges y las cosas de diversion en ñol... no dijiste que ibas a mettre quelques textes en anglais??? allezzzz a liarla un peu mas con las language jajajaajja bye kisses y sigue asi ...
Oli